Corrêa, João Victor Concer2024-11-142024-11-142024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8677Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.Este trabalho reflete sobre a condição de não pertencimento da população LGBTQIAPN+ em situações educativas, que permeia, fomenta e produz diferenças e desigualdades. A partir de pensadores da educação a pesquisa se baseia em conceitos como educação libertadora de Paulo Freire, interseccionalidade e entusiasmo de bell hooks e a valoração da diferença de Letícia Nascimento, propondo a experiência de um arte educador e educando bissexual como metodologia. A experiência é fundamentada em experimentações artísticas de programas de performance cunhado pela artista Eleonora Fabião, onde corpos e sujeitos estarão imbricados no processo educativo, vinculados pela escuta atenta de si e dos corpos presentes no processo de educação, para serem realizados como acolhimento seja na sala de aula regular, ou nas mais diversas experiências educativas. A experimentação é fundamental nos espaços educativos como forma de validar a presença de corpos flexibilizando as normas educativas provocando a cisheteronormatividade presente como herança da escola.viopenAccesseducaçãosexualidadeexperimentaçãopráticas corporaisarte.(Provoc)Ações cênicas como acolhimento - experimentações artísticas para a produção de pertencimento da população LGBTQIAPN+ em processos educativos.Article