Silva, Thiago OliveiraLima, Luís Felipe BertucciCasado, Johny Henrique MagalhãesRadael, Weber HenriqueVerdu, Fabiane Cortez2020-03-302020-03-302019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5689O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.Na abordagem de territórios nos deparamos com várias perspectivas sobre o termo, inclusive saindo da conjuntura física (material) e indo ao encontro das perspectivas de Rogério Haesbaert que versam sobre simbólico-culturais e de identidade. Além desse contexto, outros temas emergem interligados, como territorialidade, e o movimento (T-D-R), territorialização, desterritorialização e reterritorialização em diferentes vinculações teórico-práticas. O movimento T-D-R, segundo Saquet (2009) emerge por meio das relações sociais, considerando as dimensões econômicas, políticas e culturais. Dentro dessa ótica, Souza (2012), complementa que independente da dimensão “afetada” os territórios podem ser construídos ou desconstruídos em diferentes escalas temporais, sendo em caráter permanente, ou de maneira cíclica.poropenAccessExpatriação de DocentesTerritóriosExpatriação de docentes na ótica dos processos T-D-R: Uma análise de na Universidade Estadual de MaringáconferenceObject