Cruz, Sandro Antonio daSilva, Alesandra daRibas Filho, Marcelo Douglas Nascimento2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2535Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho busca expor uma atividade desenvolvida no Colégio Estadual João XXIII - Ensino Fundamental, Médio e Profissional, situado em Irati, Paraná. Com o intuito de intervir com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dentro da sala de aula, foi desenvolvida uma atividade nos sextos anos utilizando como recurso metodológico o uso do jornal local, a fim de problematizar a diversidade de fontes do conhecimento histórico, partir do ensino capaz de valorizar a realidade conhecida por eles e, ainda, contribuir no desenvolvimento dos sentidos da cidadania nos alunos, ao passo que após leitura, discussão e problematização do jornal com outras fontes do conhecimento histórico, foi realizado um reflorestamento simbólico da escola, estabelecendo nos alunos o sentido de participação como sujeitos modificadores dos espaços em que vivem, contribuindo na formação cidadã dos estudantesporopenAccessEducação - ensino de históriaHistória localEducação ambientalCidadaniaA construção da cidadania a partir da memória e história local: o uso do jornal como fonte do conhecimento históricoconferenceObject