Walter, FláviaColussi, LucianaCuba, RosanaMiranda, Helen Parnes2018-06-202018-06-202017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3680Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO fluxo migratório haitiano teve início em 2010, após o terremoto, passando a constituir a nacionalidade de maior representatividade no país. Santa Catarina é um dos maiores estados na recepção desses imigrantes, exigindo políticas efetivas de acolhimento. Nesse sentido, este trabalho é um relato da experiência inédita no campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense, em que foi desenvolvido o projeto “Inclusão pelo português: Curso de Língua Portuguesa para os imigrantes haitianos na perspectiva da interculturalidade”. Para isso, foi proposto um curso de Língua Portuguesa, que tem como objetivo favorecer a qualificação, o desenvolvimento profissional e a demanda da formação de imigrantes haitianos, através do ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, bem como fundamentos de informática e de cuidados no ambiente laboral. Pretende-se que os alunos sejam capazes de utilizar a língua portuguesa e informática em seu cotidiano e conhecer a dimensão cultural e social do Brasil, no que se refere ao processos de inclusão social e no trabalho. A inserção no ambiente acadêmico contribui diretamente com o aprendizado da língua, promove o convívio pelo qual as relações interculturais se constituem em um ambiente comprometido com a formação humana e reafirma o papel social do IFC na produção de paradigmas de cidadania mais inclusivos e democráticos e na percepção da instituição enquanto espaço públicoporopenAccessEnsino de PortuguêsHaitianosO desafio do ensino do Português como língua estrangeira para HaitianosconferenceObject