Berkembrock, AdrieliVassoler, Letícia2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2666Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa característica da escola convencional e que, historicamente, não prevê atividades em que os alunos tenham responsabilidades diretas no planejamento, na realização e nos encaminhamentos. Os princípios da auto-organização podem potencializar práticas educativas que acrescentam responsabilidade, cooperação, sociabilidade, solidariedade e vida coletiva entre os alunos, professores, escola e comunidade. A auto-organização das crianças e pré-adolescentes não deve ser vista como um jogo, mas, sim, como uma necessidade formativa, uma ocupação séria de quem está encarregado de responsabilidade sentida e compreendida. Cabe considerar que uma iniciativa dessas requer comprometimento por parte dos envolvidos, seja educadores, educandos, gestores ou a comunidade escolar, tal como vem se desenvolvendo na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, escola do campo do município de Francisco Beltrão-PRporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)PedagogiaAuto-organização: uma prática em construção na Escola Municipal Juscelino KubitschekconferenceObject