Parpinelli, AmandaPereira, Edson Salviano Nery2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2980Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática desenvolvida pelos alunos do Programa Institucional de bolsas à iniciação à docência de uma universidade estadual localizada no norte do Paraná no 9o ano de um colégio da rede básica de ensino, nível ensino médio. Com a finalidade de antecipar o vínculo entre futuros professores e a sala de aula da rede pública bem como tornar o ensino mais efetivo e prazeroso, desenvolvemos em nossa sequência a oralidade por meio do gênero música, uma vez que é um gênero presente no cotidiano do nosso público alvo. A partir do exposto e com base no referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009) e da sequência didática a (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004) contribuímos com a ampliação do vocabulário, aperfeiçoamento da pronúncia, além de outras aptidões específicasporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Língua InglesaO PIBID de li como ferramenta para a melhora da oralidade: relato de uma intervençãoconferenceObject