Martinez, Giovanna Libardi Ferreira2025-08-082025-08-082025-08-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9192Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas.Este trabalho se debruça em analisar os principais desafios para garantir uma educação inclusiva de qualidade nas escolas estaduais de Foz do Iguaçu, com foco na inserção de estudantes surdos no ensino regular, mais especificamente, nos Colégios Estaduais Bartolomeu Mitre (atual Colégio da Polícia Militar) e o Barão do Rio Branco. Para isso, realizou-se uma análise documental com base em legislações federais, estaduais e municipais, além de decretos, declarações e conferências internacionais que influenciam diretamente as políticas públicas de inclusão no Brasil. Também, foram realizadas entrevistas com profissionais da área da educação, a fim de identificar os obstáculos enfrentados no cotidiano escolar e compreender como essas políticas são aplicadas na prática. Os relatos dos entrevistados evidenciam a escassez de profissionais qualificados para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência auditiva, o que compromete a efetividade do processo inclusivo. Além disso, a partir das entrevistas com coordenador, professores, e aluna que fazem parte da comunidade surda da cidade de Foz do Iguaçu, é possível verificar a dificuldade encontrada quanto a capacitação e habilitação dos profissionais, sejam professores e/ou intérpretes, que muitas vezes não possuem conhecimento suficiente para que o ensinamento passado em sala de aula seja de bom proveito para o aluno surdo. Resumen Este trabajo se centra en analizar los principales retos para garantizar una educación inclusiva de calidad en las escuelas estatales de Foz do Iguaçu, con especial atención a la integración de los alumnos sordos en la enseñanza regular, más concretamente en los colegios estatales Bartolomeu Mitre (actual Colegio de la Policía Militar) y Barão do Rio Branco. Para ello, se llevó a cabo un análisis documental basado en la legislación federal, estatal y municipal, así como en decretos, declaraciones y conferencias internacionales que influyen directamente en las políticas públicas de inclusión en Brasil. También se realizaron entrevistas a profesionales del ámbito de la educación, con el fin de identificar los obstáculos a los que se enfrentan en el día a día escolar y comprender cómo se aplican estas políticas en la práctica. Los relatos de los entrevistados evidencian la escasez de profesionales cualificados para atender las necesidades específicas de los alumnos con discapacidad auditiva, lo que compromete la eficacia del proceso inclusivo. Además, a partir de las entrevistas con el coordinador, los profesores y los alumnos que forman parte de la comunidad sorda de la ciudad de Foz do Iguaçu, es posible verificar la dificultad que se encuentra en cuanto a la formación y habilitación de los profesionales, ya sean profesores y/o intérpretes, que a menudo no tienen los conocimientos suficientes para que la enseñanza impartida en el aula sea de utilidad para el alumno sordo.viopenAccesseducação inclusivaescolas estaduaisensino regularpolíticas públicasDesafios e perspectivas da educação inclusiva em Foz do Iguaçu: Uma análise das políticas públicas no contexto local