Morales, LíviaSantos, Jenifer Tatiane dos2023-11-062023-11-062023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7666Proposta de trabalho apresentada ao Programa de Graduação em História da Universidade Federal da Integração LatinoAmericana, como requisito parcial à elaboração da conclusão de curso em História. Orientador: Prof. Lívia MoralesO surgimento das escolas cívico-militares no Brasil e seu prolongamento de expansão por todos os estados tem sido de grande preocupação para os pesquisadores do assunto. Sabe-se que, mediante o cenário caótico conservador e reacionário dos atuais governos, a escola cívico-militar tem se mostrado uma opção extremamente viável, mostrando à sociedade que esse tipo de escola pode servir para “consertar filhos problemáticos”. Esta pesquisa busca refletir sobre essas instituições escolares no estado do Paraná por uma perspectiva histórica sobre o ensino público no Brasil, em específico durante o governo atual e como ela reflete no meio social. Como metodologia entende-se ser necessária uma produção textual a partir de pesquisa bibliográfica.openAccessParaná; escola cívico-militar; governo; perspectiva históricaPolítica de instauração dos colégios cívico-militares no estado do ParanábachelorThesis