Souza, Heverson L. dePorfírio, Jéssica A.2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2961Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho apresenta reflexões e uma proposta para o ensino da história da África, história da escravidão no Brasil e os aspectos gerais do continente africano no subprojeto PIBID para o ensino fundamental, na série 9o. No campo educacional a Lei 10639/03 que compreende a inserção do ensino das africanidades na rede de ensino. Conhecer a África, para o aluno brasileiro, deve ser pautado na sua história, na sua cultura, em suas relações políticas e sociais e o mais importante, quebrar as barreiras negativas que desencadearam o preconceito racial que desde sempre foram impostas sobre todo o continente africano. A proposta aqui fica encarregada de romper esses paradigmas e trazer a percepção necessária no aluno para que ele desconstrua qualquer estereótipo racial, e consiga ir além da superficialidade das aulas que são propostas para estes no ensino básico da educação brasileiraporopenAccessRacismoBrasil. Lei 10.639/03 - ensino da história e cultura afro-brasileiraO ensino dos aspectos gerais da África, uma proposta de aula para o 9o ano do Ensino Fundamental no Projeto PIBIDconferenceObject