Louvain, PedroMariana, Maria2018-08-072018-08-072017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3990Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoMáquinas de datilografar, mimeógrafos e uniformes de fanfarra. Esses são apenas alguns exemplos de bens culturais escolares, uma tipologia de patrimônio histórico ainda pouco explorada. Nessa categoria, inclui-se toda uma variedade de resquícios materiais que constituem testemunho da trajetória histórica da instituição escolar. Sua proteção, conservação e valorização são relevantes por diversas razões. A escola necessita promover e respeitar sua própria história, sob pena de sofrer um dano moral coletivo caso não o faça. Além disso, se não o fizer, dificilmente seu corpo discente o fará. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de valorizar o patrimônio histórico escolar, através da aplicação de uma série de técnicas museológicas de expografia, acompanhadas de oficinas de educação patrimonial e aulas externas. Pretende-se compartilhar o acúmulo da experiência obtida com a musealização de bens culturais em duas escolas da rede pública estadual de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. Esse ano o projeto conta com uma equipe mista, composta por estudantes da Unila e da Uniamérica, fomentando a parceria de ambas as instituições em prol de um objetivo extensionista comumporopenAccessEducação PatrimonialMuseu EscolarPatrimônio Cultural90 anos do C.E. Bartolomeu Mitre: valorização e proteção do patrimônio cultural escolar através da criação do Museu do ColégioconferenceObject