Pereira, Matheus Pedro Zuque2024-05-202024-05-202024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8259Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.A história da humanidade está repleta de momentos que produziram mudanças nas relações de trabalho, na forma como vivemos, nos comunicamos e como nos movimentamos pelo planeta. As sucessivas revoluções tecnológicas costumam ser citadas como exemplos disso. No entanto, mesmo com a intensificação do uso da tecnologia em nosso cotidiano e, apesar dessas mudanças, as relações trabalhistas continuam a seguir uma regra essencial para o sistema capitalista no qual vivemos: a exploração da força de trabalho por aqueles que possuem os meios de produção. Nos últimos anos, tem-se criado novos serviços para serem utilizados a partir de plataformas e aplicativos eletrônicos instalados em celulares. Um desses serviços busca auxiliar na locomoção e no transporte de pessoas e na entrega de mercadorias, concorrendo com serviços tradicionais como taxistas, moto-taxistas e com os correios. Um dos primeiros e mais famosos aplicativos construídos para estes fins, ficou conhecido como Uber. As relações de trabalho promovidas por aplicativos como o Uber, tem fragilizado e precarizado os direitos trabalhistas de um número elevado de pessoas no mundo inteiro. Ao passo que a perda de direitos essenciais em outras áreas de atuação profissional, como a dos professores, por exemplo, tem sido chamada de uberização da carreira docente. Assim, o objetivo central deste trabalho foi contribuir para o debate acerca de como a Uberização tem afetado a profissão e a carreira dos professores na atualidade, revisitando autores dedicados ao estudo do avanço das políticas neoliberais no Brasil e no mundo. Para subsidiar as discussões aqui apresentadas, fez-se uso de análises advindas de uma Pesquisa Bibliográfica, com foco nas políticas públicas educacionais neoliberais voltadas para a escola pública e por meio de pesquisas que buscam entender as relações trabalhistas de professores contratados por processo seletivo simplificado (PSS) pelo Governo do Estado do Paraná, via Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR).viopenAccessUberEducaçãoProfessorUberizaçãoA uberização do trabalho docente.