Conceição, Juliana Pirola daSilva, Maykon Cesar Loures da2023-11-072023-11-072023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7687Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O artigo propõe analisar o sofrimento psíquico entre estudantes universitários e os resultados obtidos com a promoção de práticas integrativas e complementares em saúde mental na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A metodologia da pesquisa envolveu a análise de documentos e relatórios da Seção de Psicologia, produzidos entre os anos de 2019 a 2021; e a aplicação de questionários entre os estudantes da UNILA em 2023. Para a análise desse corpo documental, tomou-se como referência a Teoria Crítica da Sociedade, apontada pelos estudos de Bárbara Santos (2021) e Heribaldo Maia (2022).poropenAccesseducação superior; sofrimento psíquico; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)O sofrimento psíquico na carreira acadêmica e as práticas integrativas na promoção da saúde mental de estudantes na UNILAbachelorThesis