Santana, PedroEgido, Alex AlvesKadri, Michele Salles El2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3288Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Esse trabalho objetiva apresentar um mapeamento das pesquisas sobre o uso de vídeo games no ensino no contexto Brasil. Nosso intuito era compreender as implicações do uso de vídeo games para o ensino de línguas e os seus pressupostos teóricos mais recorrentes. Os dados foram obtidos na ferramenta de busca Google Scholar, durante o período de 2008 até 2013, e foram analisados utilizando-se protocolo de ações baseado em Sarnighausen (2011). Os resultados demonstram que (a) o uso de novas tecnologias como o vídeo game proporciona um "aumento da carga horária” na aprendizagem de língua inglesa, (b) que ainda há poucos estudos brasileiros sobre como os vídeo- games auxiliam no processo de desenvolvimento da língua e (c) é visível a falta de conhecimento prévio dos professores em relação a vídeo games e como utilizá-los em sala de aulaporopenAccessVídeo-gamesMapeamentoEducação - ensino de línguasVideo games e ensino de línguas: mapeando as pesquisasconferenceObject