Bussolotto, Luis EduardoFabrício, Kristoffer BrianSilva, Manuel Moreira daPiasecki, Daniel Donato2017-12-112017-12-112014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3012Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este relato discute o trabalho científico-pedagógico ora em desenvolvimento com alunos do 1o ano do ensino médio do Colégio Visconde de Guarapuava. Refere-se à possibilidade de, neste grau,ensinar filosofia de forma lúdica, tornando assim mais fluente o seu aprendizado. O trabalho parte da hipótese que aprender filosofia de forma lúdica é possível; o que pode ser feito através do Role Playing Game (RPG), cuja estruturação se baseia na forma de uma aventura. O RPG consiste basicamente em três atos, que são compostos por cenas e turnos. Devido a sua facilidade e por ser uma forma divertida, diferente e inovadora de se ensinar, o RPG possibilita uma melhor adequação do ensino de filosofia e, ao mesmo tempo, um aprendizado mais eficaz e descontraído. O relato discute ainda a necessidade da elaboração de um sistema de regras genéricas de RPG, de modo a contribuir para as diversas maneiras de sua adaptação e aplicação em sala de aulaporopenAccessEducaçãoFilosofiaRole Playing Game - RPGO RPG como alternativa lúdica para o ensino da filosofiaconferenceObject