Arbex, Maria Clara Rodrigues2023-06-142023-06-142023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7315Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.O presente trabalho procura discutir as possíveis relações entre as memórias sobre as ditaduras civil-militares do Paraguai, Brasil e Chile e o cinema documental feito por parentes de vítimas (ou infratores) desses regimes. Para isso, são analisados três filmes: 108: Cuchillo de Palo (Renate Costa, Paraguai, 2012), Os Dias com Ele (Maria Clara Escobar, Brasil, 2013) e El Pacto de Adriana (Lissette Orozco, Chile, 2017). Nesses documentários, as diretoras fazem do cinema um meio para recuperar, descobrir ou reconstruir uma memória, colocam-se em cena e expõem suas relações familiares com os entrevistados. Com essa pesquisa, pretendemos questionar como as diretoras fazem uso do cinema para expor suas memórias familiares, como elas se relacionam com seus personagens e seus testemunhos, como elas mesmas testemunham a partir dos documentários e como o filme pode ser utilizado para criar uma nova memória. Para tal, exploramos as relações entre os personagens procurando observar, principalmente, as disputas pela narrativa e as disputas pelo filme, as formas de relatar de quem fala e de quem filma e como as relações e tensões familiares se apresentam nesses momentos.poropenAccessCinema. Documentário. Memória. Cone-Sul. Família.Relações Familiares e Memórias das Ditaduras em Três Filmes do Cone Sul: 108: Cuchillo de Palo, os Dias com Ele e el Pacto de AdrianamasterThesis