Souza, Reginaldo José deLindo, Paula Vanessa de Faria2018-07-092018-07-092017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3836Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoEste trabalho apresenta a discussão teórica e as atividades desenvolvidas ao longo do curso (Re) Conhecer o Espaço e as Novas Perspectivas da Geografia, que foi oferecido para onze professores de escolas públicas de Educação Básica do município de Erechim-RS. No segundo semestre de 2016, o curso foi desenvolvido como extensão acadêmica, no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul, fundamentado nas práticas de ensino sobre a crise ambiental na contemporaneidade. O objetivo central foi desconstruir visões equivocadas sobre discursos como “o fim da natureza” e a “salvação do planeta” para direcionar o entendimento quanto ao grande problema ambiental que realmente deflagra a predação dos recursos naturais e a degradação das pessoas: o nosso atual padrão de consumo, de produção industrial e a concentração de riquezas. A paisagem, conceito operativo da Geografia, também foi estudada para melhor compreender os desdobramentos das ações humanas nas dinâmicas da natureza. O curso foi realizado em quatro módulos: 1) Meio ambiente: em busca de uma conceituação geográfica; 2) Meio Ambiente e Paisagem: como fazer análise ambiental em Geografia; 3) Meio ambiente e desigualdades sociais; 4) Estudo do Meio Ambiente e Práticas Pedagógicas. Os professores cursistas puderam se aprofundar no debate político acerca da questão ambiental e repensar suas estratégias de ensino em sala de aula e em trabalhos de campoporopenAccessQuestão ambientalGeografia - paisagemExtensão(Re)conhecer o espaço e as novas tendências da Geografia: formação continuada para professores da Educação BásicaconferenceObject