Bravos, Stefany DallanaReis, Leandro A.Sumigawa, Luciana ToshieKleber, Magali O.2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3232Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e as novas visões que o “estar na escola” proporcionou. O projeto foi desenvolvido em um colégio da rede pública de ensino da periferia de Londrina, em uma Sala de Apoio à Lingua Portuguesa, com alunos do 6o ano. Na sala de aula, atuaram a professora de Língua Portuguesa e uma bolsista do Pibid do curso de Música da Universidade Estadual de Londrina. Os princípios metodológicos foram alicerçados na proposta de Swanwick (2003). O trabalho interdisciplinar entre Música e Língua Portuguesa visava a melhoria na leitura e escrita, e o combate à evasão. Este artigo descreve as questões docentes; a relação interpessoal professor/aluno; os conteúdos abordados; a aprendizagem dos alunos; o fator evasão e suas causasporopenAccessEducação musicalLeitura e escritaSala de apoio à aprendizagem e o fator evasão: relato de uma experiência docente por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID)conferenceObject