Fidelis, Ana Luiza Baldin2024-10-092024-10-092024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8525Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Este trabalho investiga a representação do lobolo e as políticas de modernização da cultura e tradição moçambicana na literatura de Paulina Chiziane, com foco especial em seu romance Balada de Amor ao Vento (1990). O objetivo principal consiste em analisar como Chiziane aborda a prática do lobolo, suas implicações nas relações de gênero e a forma como essa tradição é ressignificada em um contexto de transformação social e política. A metodologia adotada envolve a análise da obra a partir dos conceitos desenvolvidos pela Nova História Cultural, buscando relacionar a narrativa literária com o contexto histórico de Moçambique entre 1960 e 1990, marcado pela luta pela independência e pela guerra civil, além das dinâmicas sociais contemporâneas. O trabalho demonstra que Chiziane utiliza a figura do lobolo para questionar as políticas de modernização promovidas pela FRELIMO, revelando as tensões entre tradição e modernidade. A protagonista Sarnau emerge como uma representação da luta feminina, desafiando as expectativas sociais e buscando autonomia em um ambiente que frequentemente marginaliza as vozes das mulheres. Assim, a análise da prática do lobolo na obra de Paulina Chiziane mostra-se fundamental para compreender as intersecções entre tradição, modernidade e gênero, contribuindo para um entendimento mais profundo das realidades sociais de Moçambique.viopenAccesslobololiteraturatradiçãomodernizaçãoPaulina ChizianeBalada de amor ao vento (1990): A representação do lobolo e as políticas de modernização da tradição moçambicana na literatura de Paulina Chiziane.Article