Manguer, Mariana Vissotto de Oliveira2024-10-172024-10-172024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8535Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.A onda de exportação cultural sul-coreana tem crescido e se espalhado ao redor do mundo, possuindo o K-pop e o K-drama como principais produtos de exportação. Esse crescimento vem acompanhado de uma ascensão econômica da Coreia do Sul e do aumento do interesse estrangeiro em conhecer a cultura e tradições do país, junto a isso, foi possível observar os altos índices de desigualdade de gênero e as dificuldades enfrentadas pelas sul coreanas nos âmbitos doméstico, social e laboral. Em vista disso, a presente pesquisa busca analisar reflexos dessa desigualdade de gênero e do papel atribuído à mulher dentro da indústria do K-pop através de uma observação do funcionamento dos grupos e artistas femininos. É utilizado o método de revisão bibliográfica de documentos oficias disponíveis pelo governo sul-coreano e de matérias disponíveis online, também é utilizada a análise de discurso através da série “Persona: Sulli”, abordando a indústria musical e a chamada “fábrica de idols”. Por fim, são apresentadas etapas do movimento feminista na Coreia do Sul e maneira que o K-pop se relaciona aos avanços do feminismo no país.ptopenAccessfeminismodesigualdade de gêneroHallyuK-pop.Mulheres no K-pop: gênero e feminismo na Coreia do Sul a partir da hallyu (2012-2014).