Araújo, Danielle Michelle Moura deMedina Diaz, Alisson Dalila2023-11-082023-11-082023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7700Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.O presente trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados da pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos estudantes estrangeiros da UNILA e sua integração no mercado de trabalho em Foz do Iguaçu. A pesquisa aborda dois temas principais: a internacionalização do ensino superior na América Latina e o processo de adaptação dos estudantes estrangeiros na cidade e na universidade. A metodologia utilizada foi a etnografia, com uma abordagem quanti-qualitativa na coleta de dados, envolvendo diálogos com estudantes de diferentes cursos da UNILA. Os resultados evidenciam que, apesar das políticas de assistência estudantil, os estudantes estrangeiros que chegam a Foz do Iguaçu enfrentam um desafiador processo de adaptação cultural, social e acadêmica. A situação dos estudantes estrangeiros que precisam trabalhar para poder estudar revela condições de vida precárias, como a falta de moradia adequada, superlotação e insegurança alimentar. Reconhecemos que desafios semelhantes podem afetar estudantes brasileiros de outros estados, mas é importante ressaltar que os estudantes estrangeiros, devido à exploração no trabalho e à falta de domínio do idioma, frequentemente enfrentam uma carga mais intensa. No entanto, destacam-se os movimentos autônomos dos estudantes, que enriquecem a experiência de integração e cooperação. Além disso, enfatizamos a necessidade de a instituição fornecer estruturas adequadas, como um restaurante e alojamento universitário, para aliviar os estudantes das preocupações com alimentação e moradia, permitindo que estabilizem suas condições de vida. As condições adequadas para estudar e permanecer em Foz do Iguaçu é a condição primeira que os estudantes deveriam experimentar, para que possam realizar e concretizar pela via do conhecimento a integração latino-americana.spaopenAccessinternacionalização; UNILA; adaptaçãoRecorte etnográfico de los desafíos de estudiantes extranjeros de la UNILA y su insercion al mercado laboral de Foz de IguazúbachelorThesis