Luft, Jessica StorchBarros, Bruna Mariane GuimarãesCamargo, Eleandro Costa deLorenço, Jessica da Silva2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2696Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de futuros professores, e como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Cascavel, contribui para tal formação. O Programa tem objetivo de contribuir para a formação e fortalecimento da docência como identidade profissional. Os acadêmicos realizam atividades na universidade e nas escolas que o PIBID atua, articulando teoria e prática. Toda a pesquisa esta sustentada em aportes teóricos baseado em Nóvoa (1992), Schön (1992), Gómes (1992) e registros em diários de campo, realizado pelos bolsistas participantes do projeto, a fim de analisar, com maior propriedade, o fenômeno investigadoporopenAccessFormação - docênciaPIBID de PedagogiaContribuição do Pibid na formação do futuro professorconferenceObject