Sobczak, Ana Paula A.Mendonça, Jéssica de S. M.2018-01-082018-01-082014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3151Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho apresenta a experiência de atuação no subprojeto de Música do PIBID da Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizado em uma escola da rede pública de ensino do município, e tem como principal objetivo discutir duas atividades realizadas, sendo uma sobre ‘Rock e os elementos formais do som’ e a outra referente a uma experiência de prática musical com os alunos, que integrava canto, violão, percussão e flauta. Foi possível avaliar que a maioria dos alunos conseguiu assimilar o conteúdo mais efetivamente por ter sido trabalhado com recursos que fazem parte do seu cotidiano e por ser um contexto mais próximo da sua realidade auditiva. Os momentos de prática musical proporcionaram reflexões sobre a importância do planejamento no momento da realização das atividades e a necessidade deste ser flexível e estar elaborado detalhadamenteporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Prática musicalPIBID música e prática pedagógico-musical: experiências de ensino envolvendo cotidiano e prática musicalconferenceObject