Weigert, Bárbara de FreitasAlves, Vânia MariaOliveira, Patrike Soares deCesca, Ozélia2018-01-242018-01-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3222Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O trabalho visa apresentar algumas experiências vividas no interior da escola parceira no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, mais especificamente ligadas às observações de como as relações familiares podem interferir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O modelo burguês de família nuclear (pais e filhos), instituído na modernidade, vem sofrendo alterações, motivadas por vários fatores, dentre eles, o fim do patriarcalismo, a inserção da mulher no mundo do trabalho, dentre outros. Nesse contexto, as instituições sociais como a escola também são afetadas. Vários autores, dentre eles, Saviani (2012) identificam que na atualidade, se coloca dentro da escola uma série de atividades que acabam descaracterizando-a; assim, tem-se a impressão de que a escola cuida de tudo, menos da sua função original e histórica, que é de ensinar, de instruirporopenAccessEscolaEnsino-aprendizagemRelações familiares e seus desafios no processo de ensino e aprendizagemconferenceObject