Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de MendonçaAlmeida, Milene Graciele de2018-09-042018-09-042017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4060Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoO conhecimento químico faz parte do cotidiano do aluno e é abordado no ensino médio com a intenção de despertar o senso crítico e a compreensão da realidade através da ciência. A toxicologia forense atua na análise do consumo de drogas abusivas através de exames laboratoriais de amostras orgânicas e inorgânicas. Como o abuso de drogas é cada vez mais frequente entre os adolescentes e este faz aumentar a criminalidade, desenvolveu-se o minicurso química forense, o qual abordou-se através de palestras, utilizando-se de imagens e vídeos, como também atividades experimentais para demonstrações do trabalho de um químico perito. Os educandos, que em sua maioria não sabiam o que era a química forense foram esclarecidos. Ao realizar as práticas foram esclarecidas as reações químicas que ocorrem nas mesmas e a ligação com a química forense. Com a realização deste trabalho, pode-se compreender qual a concepção que os alunos apresentavam sobre a química forense, tanto quanto o conhecimentos que os mesmos apresentam sobre distinguir as drogas como licitas e ilícitasporopenAccessToxicologiaEducação - ensino médioO uso da química forense como ferramenta metodológica contextual para a abordagem da temática drogras aos alunos do ensino médioconferenceObject