Queiroga, Rodrigo Alves de2025-07-142025-07-142025-07-14https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9150Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em História.Este trabalho investiga o artivismo urbano, com ênfase em manifestações artísticas em espaços públicos e suas repercussões sociais. Ao analisar o cenário atual do artivismo urbano, observa-se que a cidade de São Paulo tem sido palco de intervenções relevantes para o campo em discussão. Para tanto, propõe-se um estudo de caso que se aproxima da trajetória do artivista Negro M.I.A. (Massive Illegal Arts), com o objetivo de investigar intervenções que promovem debates públicos e desafiam as estruturas sociais e políticas vigentes. A partir de abordagens da História do Tempo Presente e da História Oral, a pesquisa explora as conexões entre o conceito de artivismo e outras práticas artísticas, performáticas, políticas e ativistas, promovendo a atualização dos estudos que relacionam arte, política e espaço público. Por meio da análise de intervenções urbanas, reflexões conceituais, entrevistas e revisão bibliográfica, esta dissertação busca compreender o artivismo como uma prática de resistência e transformação social. Resumen Este trabajo investiga el artivismo urbano, con énfasis en las manifestaciones artísticas en espacios públicos y sus repercusiones sociales. Al analizar el escenario actual del artivismo urbano, se observa que la ciudad de São Paulo viene siendo escenario de intervenciones relevantes en el campo en discusión. Para ello, se propone un estudio de caso que aborda la trayectoria del artivista negro M.I.A. (Massive Illegal Arts), con el objetivo de investigar intervenciones que promuevan debates públicos y desafíen las estructuras sociales y políticas actuales. Utilizando enfoques de la Historia del Tiempo Presente y la Historia Oral, la investigación explora las conexiones entre el concepto de artivismo y otras prácticas artísticas, performativas, políticas y activistas, promoviendo la actualización de estudios que relacionan arte, política y espacio público. A través del análisis de intervenciones urbanas, reflexiones conceptuales, entrevistas y revisión bibliográfica, esta tesis busca comprender el artivismo como una práctica de resistencia y transformación social.viopenAccesshistória oralespaços públicostransformação socialresistênciaArtivismo: debates, experiências urbanas e a trajetória de negro M.I.A.