Schmitt, Judite Veranisa2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2956Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este texto discute uma perspectiva de ensino em História pautado na investigação e problematização de questões colocadas pelo presente, que é a realidade socialmente vivida e que traz significado e sentido para o aluno, conduzindo-o a produção do conhecimento. Uma dessas metodologias que pode ser trabalhada no ensino de História é o método dialógico apresentado por Paulo Freire, em que professor e aluno são sujeitos do conhecimento, contrapondo-se a um ensino de História fragmentado e linear, onde o estudo está voltado apenas a atividades mecanicistas com o objetivo de transmitir conteúdosporopenAccessEnsino de históriaMétodo dialógicoHistóriaO ensino de história e o método dialógicoconferenceObject