Grizotti, KauanaTaguchi, Mariana MylaSaito, Heloísa Toshie Irie2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2562Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O artigo visa abordar os estudos teóricos, realizados no primeiro semestre de 2014, que objetivaram embasar as futuras práticas pedagógicas. Discutiremos, a partir de uma perspectiva histórico- cultural, o processo de aprendizagem e desenvolvimento, evidenciando a função da escola e a importância de se ter um professor preparado que ensine os conhecimentos científicos. Para isso, traremos considerações acerca dos textos estudados em sala de aula da universidade e mostraremos a relevância dos mesmos para uma melhor compreensão das práticas pedagógicas das instituições escolares. Verificamos que, em ambos os espaços, temos a possibilidade de ampliar a formação dos diferentes participantes do PIBID, pois é um modo de estimular a formação docente e possibilitar o repensar constante das diferentes ações docentes, superando, com base na teoria, os desafios da educaçãoporopenAccessFormação - docênciaSala de aulaA importância da teoria para a prática educacionalconferenceObject