Reis, Lucas Teixeira dos2024-12-032024-12-032024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8705Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga distintos aportes teóricos sobre o tema da avaliação na disciplina de matemática, com foco em práticas que promovam uma avaliação mais justa e inclusiva. A avaliação escolar é central no processo educacional, no entanto, práticas pedagógicas autoritárias e classificatórias podem limitar o desempenho e a motivação dos estudantes. O objetivo deste trabalho é analisar concepções teóricas que versam sobre a avaliação e explorar abordagens alternativas, como a avaliação formativa, que ofereçam uma avaliação mais equitativa. A fundamentação teórica apresenta uma revisão crítica das metodologias tradicionais, geralmente baseadas em provas teóricas, e analisa suas limitações. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e apresenta considerações finais que sugerem a reformulação das práticas avaliativas para promover equidade e inclusão, destacando a necessidade de métodos que valorizem a diversidade e distintos saberes dos discentes.viopenAccessavaliação escolarensino médioqualidade educacionalensinomatemáticaAvaliação escolar matemática: analisando diferentes perspectivas teóricas e seus possíveis aportes