Bocaleti, Alex da SilvaCorrêa, Ronise RibeiroKlein, Tânia Aparecida da Silva2017-10-052017-10-052014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2644Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do cotidiano do aprendiz, este trabalho apresenta como alternativa uma atividade experimental, baseada na construção, discussão e observação dos resultados. Dessa forma, a interação entre o professor e os alunos são pontos principais na identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes e conceitualização do tema proposto. Como resultado observa-se maior participação e interesse da turma na implementação das atividades propostasporopenAccessAprendizagem significativaFotossínteseAtividade experimentalAprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiênciaconferenceObject