Gonçalves, Luiz FelipeHenisch, Ademir KrepkiSilva, Jeremias Borges da2017-10-312017-10-312014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2882Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos bolsistas uma aproximação do espaço escolar, permitindo que estes futuros professores estejam mais bem preparados para a tarefa docente. Dentro do ensino de física, a utilização de práticas experimentais ou demonstrativas pode ser uma forma muito eficaz de substituir o uso do Método Bancário, uma vez que os alunos têm a oportunidade de observar e chegar às suas conclusões, e não apenas aceitar aquilo que o professor diz. Infelizmente, a realidade do ensino público muitas vezes impede essas práticas, devido à falta de laboratórios e/ou aparatos experimentais. Nesse trabalho é apresentada uma atividade educacional abordando o tema luz e cores, executada como ação do PIBID, que utiliza um experimento simples e de baixo custo.poropenAccessAtividade experimentalLuz e coresLuz e cores: relato de atividade educacional usando uma abordagem dialógica problematizadoraconferenceObject