Moura, Amilkar Henrique Gonçalves de2025-03-052025-03-052024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8850Este artigo tem por objetivo analisar, brevemente, o planejamento, a implantação e a implementação de alguns programas de intercâmbio universitário estabelecidos entre algumas universidades públicas do Brasil em relação a universidades de países vizinhos da América do Sul, em especial, países que compõem o Mercosul. O primordial objetivo é analisar os efeitos e as consequências dessa cooperação acadêmica e científica para o desenvolvimento educacional de nossa nação brasileira. Além de, em caráter de fomento e de corpus, analisar os objetivos secundários são não só referentes aos dados sobre a quantidade de intercâmbios e das áreas de conhecimentos envolvidas, mas também das conquistas e/ou dificuldades enfrentadas quando da eficácia e eficiências desses diversos programas de políticas públicas governamentais. Em suma, essas linhas discutirão criticamente se esses programas mais fortalecem a integração regional e a cooperação internacional ou se representam desafios e problemáticas à autonomia do Brasil na Educação e na Ciência e se de muito adianta não iniciar toda essa interconexão também já na Educação Básica. Este artigo usará uma abordagem mais qualitativa e quantitativa, sustentada por dados de fontes governamentais e acadêmicas.vipolíticas públicasautonomiaintercâmbiouniversidades públicasCooperação acadêmico-universitária no MERCOSUL: progresso e integração ou comprometimento da soberania?Article