Carlos, Fabiane dos SantosSantos, Daiane Beatriz Santana dosFreire, Leila Inês Follmann2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2688Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014As pesquisas em ensino têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino aprendizagem. Com base nisto, o objetivo desse trabalho, desenvolvido no PIBID de Química em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa, foi conhecer as ideias e concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre geometria molecular. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano através de um questionário respondido pelos mesmos e, a partir de suas respostas, verificou-se que 92% dos alunos não conseguem explicar a estrutura espacial das moléculas utilizando os conhecimentos que são aceitos pela comunidade científica. Em função disso, considera-se importante que o professor identifique as ideias prévias dos estudantes, para que possa usá-las como ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias de ensino que contemplem uma aprendizagem mais significativaporopenAccessConcepções préviasGeometria molecularConhecendo as concepções prévias dos alunos da 1a série do ensino médio sobre a estrutura espacial das moléculasconferenceObject