Pasqual, Aline RuasCarvalho, Edna CristinaSouza, Miria Lines deFortes, Vanderlei Alves2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2545Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo é apresentar a Escola Itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi, bem como o seu o Projeto Político Pedagógico- PPP diferenciado, uma construção coletiva dos sujeitos do Assentamento Eli Vive juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST. Para tanto, aborda os ciclos de formação humana e os complexos de estudo que fundamentam a proposta. Destaca-se o aspecto da auto- organização dos estudantes nos “núcleos setoriais”. Ao final, elencam-se algumas dificuldades, na transição para a escola de assentamento e ausência do Estado. Utilizou-se fontes documentais de pesquisa bem como observações e reflexões feitas durante atividade do PIBID-Diversidade na escolaporopenAccessCiclos de formação humanaEscola ItineranteComplexos de estudoA escola itinerante Maria Aparecida Rosignol FranciosiconferenceObject