OrientaçãoDeitos, Miguel Bruch2022-12-292022-12-292021DEITOS, Miguel Bruch. A representação em Canoa (1976): o choque da modernidade. 2021. 23 p. TCC (Graduação) - Curso de Cinema e Audiovisual, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (Ilaach), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2021.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6995Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Canoa (1976) é um filme que reencena e dramatiza a memória do Massacre de São Miguel Canoa, ocorrido em setembro de 1968 no México. Busco através de pesquisas em repositórios acadêmicos, encontrar um contexto maior do período e entender melhor as motivações do massacre. Diante disso, me baseio principalmente nos trabalhos de LIMÓN (2014, 2019) e CHRISMAN (2013). Encontro através destes autores uma forte correspondência de termos com a mise-en-scène de Cazals no longa-metragem. Portanto, realizo uma breve discussão teórica de acordo com BAZIN (2020), BORDWELL (2008) e ASTRUC (2021) a fim de evidenciar como os elementos históricos podem se manifestar na película. Dessa forma, realizo ao longo do terceiro ponto deste artigo uma seleção de figuras que evidenciam de forma magistral os conflitos do período.poropenAccessAntropologiaHistóriaCinema mexicanoA Representação em Canoa (1976): o Choque da ModernidadebachelorThesis