Mayer, Édina VergaraCampos Salles, Talyta2019-12-122019-12-122019-12-12CAMPOS, Talyta Salles de. Construção da Educação como um direito social: o Serviço Social frente ao abandono escolar. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5378Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientador (a): Prof. Dra Édina Vergara MayerEste artigo apresentará a construção da educação através de momentos históricos que demarcaram o cenário das políticas atuais de educação. Tendo como base a percepção do serviço social para contribuir no que diz respeito ao acesso e permanência escolar do aluno em situação de vulnerabilidade social na escola. Trazendo a reflexão de enfrentamento através da intervenção profissional para superação dos fatores associados ao abandono escolar que prejudicam o ensino-aprendizado da criança e adolescente em idade escolar. Abordará alguns dos fatores que estão associados ao abandono escolar e como isso pode ser transformado em ações afirmativas dos demais atores institucionais que atuam juntamente com o profissional de Serviço Social. Trabalhar a política de educação como um todo é também desenvolver ações em consonância com outras políticas sociais, nas quais estão imbricadas a educação, sendo elas assistencial, habitacional, de saúde entre outras.This article will present the construction of education through historical moments that marked the scenario of current education policies. Based on the perception of social work to contribute with regard to access and school permanence of students in situations of social vulnerability in school. Bringing the reflection of coping through professional intervention to overcome the factors associated with dropping out that impair the teaching learning of school-age children and adolescents. It will address some of the factors that are associated with dropping out and how this can be turned into affirmative action by other institutional actors who work with the social work professional. Working the education policy as a whole is also to develop actions in line with other social policies, in which education is intertwined, being assistance, housing, health and othersEste artículo presentará la construcción de la educación a través de momentos histó- ricos que marcaron el escenario de las políticas educativas actuales. Basado en la percepción del trabajo social para contribuir con respecto al acceso y la permanencia escolar de los estudiantes en situaciones de vulnerabilidad social en la escuela. Tra- yendo la reflexión de afrontamiento a través de la intervención profesional para su- perar los factores asociados con el abandono que perjudican la enseñanza-aprendi- zaje de niños y adolescentes en edad escolar. Abordará algunos de los factores aso- ciados con el abandono y cómo esto puede convertirse en acciones afirmativas de otros actores institucionales que actúan en conjunto con el profesional del trabajo so- cial. Trabajar la política educativa en su conjunto también es desarrollar acciones en línea con otras políticas sociales, en las cuales la educación se entrelaza, siendo asistencia, vivienda, salud y otrosporopenAccessEducaçãoAbandono EscolarEnsino-aprendizadoServiço SocialA Construção da Educação como um Direito Social: O Serviço Social Frente ao Abandono EscolarbachelorThesis