Silva, Dileize Valeriano daBorille, Josi Mariano2018-09-172018-09-172017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4103Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Meio AmbienteA escola é a protagonista da inserção da educação ambiental nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Evidencia-se ainda que esta temática deve permear a formação inicial de futuros professores da educação básica propiciando vivências da prática docente através da elaboração de atividades pedagógicas. O jogo da sustentabilidade, como uma atividade lúdica, foi desenvolvido com o objetivo de sensibilização em relação a temática da educação ambiental dentro de uma perspectiva que visa o cuidado, preservação e proteção da natureza, estimulando a reflexão das atitudes socioambientais de cada participante. O jogo é constituído basicamente por um tabuleiro e cartas. Esta atividade além de ser uma possibilidade metodológica diferenciada para alunos e professores, pode contribuir com a busca da ampliação da consciência ecológica, que deve ser incessante em todos os níveis de ensino e de maneira interdisciplinar, construindo assim alunos conscientes e professores em constante aperfeiçoamento e formaçãoporopenAccessJogos educativosEducação ambientalOficina: Jogo da Sustentabilidade - uma produção didática para inserção da Educação Ambinetal nas EscolasconferenceObject