Moraes, Cassiano Borges deLopes, Caroline TeixeiraSantos, Simone Birkheur dosBrito, Sirlei Borrasca2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2854Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo busca apresentar e discutir as ideias de Ciência apresentadas por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido foi proposto que os estudantes representassem por meio de desenhos o que eles entendiam por Ciência. A partir da análise das ideias apresentadas pelos discentes – laboratórios; cientistas; vidrarias e equipamentos; barcos; submarinos; elementos da natureza e da escola – destacamos a influência da mídia, do contexto sociocultural e dos conteúdos disciplinares, evidenciando a necessidade de discussões e problematizações acerca do ensino de Ciências com as crianças neste nível de ensino. A pesquisa foi prazerosa para o grupo PIBID/Química, uma vez que essa proposta de trabalho foi recentemente incorporada às ações do subprojeto, possibilitando que bolsistas, coordenadores e supervisores trabalhem em conjunto, afim de contemplar temas e conceitos científicos que promovam uma alfabetização científica adequada a faixa etária dos estudantesporopenAccessCiênciaEnsino FundamentalPrimeiras IdeiasIdeias de alunos do ensino fundamental sobre ciênciaconferenceObject