Silva, Deisiane Aparecida daRomero, Rafaelle BonzaniniCrespan, Estela dos ReisRomero, Adriano Lopes2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2968Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Um problema muito delicado que atinge os cursos de licenciatura em todo país, está relacionado com o período mínimo para o início dos Estágios Supervisionados nas escolas. Deste modo, o contato inicial do licenciando com o ambiente escolar ocorre apenas após a conclusão da metade do curso, o que implica em uma formação teórica sem experiências/vivências com o cotidiano escolar na primeira metade do curso. Neste cenário, há uma necessidade em promover ações que possam ser desenvolvidas desde o período inicial dos cursos de licenciaturas e que permitam estabelecer relações licenciando-aluno que possam contribuir para a formação de licenciandos e o desenvolvimento da sua identidade como professor. É neste contexto, no âmbito do Programa de Iniciação à Docência, que relatamos sobre o projeto denominado Química nas Férias, cujos resultados indicam sua contribuição como recurso formativo para licenciandos em Química integrantes do PIBIDporopenAccessEducação - ensino de químicaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)QuímicaO evento química nas férias como recurso formativo para licenciandos em química integrantes do Pibid da UTFPR/Campo MourãoconferenceObject