Wille, Regiana BlankMedina, LuanaLang, Andréia2018-07-272018-07-272017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3872Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática EducaçãoO presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências das aulas dos projetos de Musicalização Infantil e Musicalização para Bebês da UFPel que são desenvolvidas desde a criação do projeto em 2007. O projeto trabalha com crianças na faixa de 3 meses a 4 anos de idade, onde a ênfase é a musicalização Infantil e a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. O projeto se organiza com uma coordenadora e quatorze monitores e são ministradas atividades em grupo com a presença e participação de pais e/ou cuidadores. Estas atividades estimulam a musicalidade de bebês e crianças através do canto (acompanhado de diversos instrumentos harmônicos e melódicos), movimentos estimulados por dinâmicas aplicadas durante a execução das canções, hora do conto, como também a exploração de instrumentos percussivos expostos à criança. Destaca­se a educação inclusiva enquanto um princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar ou neste caso em aulas de musicalização infantil, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversasporopenAccessInclusão socialMusicalização InfantilAutismoMusicalização Infantil e InclusãoconferenceObject