Carlan, Cláudio Umpierre2020-03-162020-03-162019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5644O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.A Internacionalização no ensino superior é tão antiga, quanto a própria universidade. Primeiras ideias sobre esse processo, teve início em Salamanca, Reino da Espanha, no século XII. No início, era algo particular, no qual dependia muito do interesse de cada docente, sua ligação, direta ou não com Vaticano. A medida que o pensamento universitário foi se desenvolvendo, cada área começou a demostrar um viés mais favorável a essas manifestações. Muitos estudantes, oriundos da pequena nobreza ou burguesia, querendo alcançar patamares sociais mais elevados, estudavam nesses centros, tendo contatos com pensadores muçulmanos, cristãos e judeus, que ajudaram a fortalecer o pensamento científico, principalmente no século XVIII. No Brasil, apesar da ideia de Universidade ter nascido no século XIX, foi na década de 1930, durante Período Vargas, com a criação da Universidade de São Paulo, que esse processo tem uma mudança efetiva. Com a falta de profissionais qualificados, Vargas convidou professores estrangeiros, sua maioria franceses, para ministrar aulas nos cursos criados na USP. História, por exemplo, foi um desses cursos, que contou com a presença de Fernand Braudel que, anos mais tarde, seria diretor da EHESS , École des Hautes Études em Sciences Sociales.poropenAccessUniversidadeProcesso de internacionalizaçãoA Mobilidade Acadêmico como processo de internacionalização. O Modelo da Universidade Federal de Alfenas – MGconferenceObject