Brighenti, Clovis AntonioMacedo, Elenice Alves de2019-01-072019-01-072018-12-05MACEDO, Elenice Alves. Ensino de História Indígena Em Livros Didáticos: Uma análise de conteúdos. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4301Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciatura em História. Orientador: Professor Doutor Clovis Antonio Brighenti.O estudo da questão do indígena foi negligenciado na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a sociedade nacional. Com as lutas indígenas a partir da década de 1970 e as mudanças na constituição federal de 1988 no que tange aos direitos dessa população, os indígenas “deixaram os bastidores para assumir os palcos”. Para que os estudantes brasileiros da educação básica tivessem conhecimento das histórias e culturas indígenas, foi promulgada a Lei nº 11.645. A referida lei modificou as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório incluir na grade curricular oficial de toda a rede de ensino da educação básica a temática história e cultura afro-brasileira e indígena. Com essa lei, os livros didáticos enfatizaram com maior valor o papel do “índio” na história do Brasil, dando destaque a sua atuação destacando sua história e cultura, porém ainda estão distantes de apresentar modificações profundas como almejam os povos indígenas. A pesquisa é bibliográfica e exploratória, para a compreensão mais ampla e complexa sobre a presença e atuação dos indígenas na história do BrasilEl estudio de la cuestión del indígena fue descuidado en la historia de Brasil. Los indígenas eran vistos como del pasado y que su supervivencia, cuando era admitida, era sólo física, ya que esos pueblos debían ser integrados a la sociedad nacional. Con las luchas indígenas a partir de la década de 1970 y los cambios en la constitución federal de 1988 en lo que se refiere a los derechos de esa población, los indígenas "dejaron los bastidores para asumir los escenarios". Para que los estudiantes brasileños de la educación básica tuvieran conocimiento de las historias y culturas indígenas, se promulgó la Ley no 11.645. La referida ley modificó las Leyes de Directrices y Bases de la Educación Nacional haciendo obligatorio incluir en la parrilla curricular oficial de toda la red de enseñanza de la educación básica la temática historia y cultura afro-brasileña e indígena. Con esta ley, los libros didácticos enfatizaron con mayor valor el papel del "indio" en la historia de Brasil, destacando su actuación destacando su historia y cultura, pero todavía están distantes de presentar modificaciones profundas como anhelan a los pueblos indígenas. La investigación es bibliográfica y exploratoria, para la comprensión más amplia y compleja sobre la presencia y actuación de los indígenas en la historia de BrasilporopenAccessHistória IndígenaLivros DidáticosLei no 11.645Ensino de História Indígena em livros didáticos: uma análise de conetúdosbachelorThesis