Santos, Patrícia Freitas dos2020-03-092020-03-092018ISBN: 978-65-80275-10-6https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5606Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018. Organizadores: Profa. Dra. Analía Chernavsky e Prof. Dr. Gabriel Sampaio Souza Lima RezendeEste trabalho busca apresentar um panorama histórico acerca da fundação e do processo de trabalho do grupo musical Caldo de Cana, formado por Augusto Boal. Exilados em Buenos Aires na década de 1970, os componentes do grupo decidiram congregar-se em fevereiro de 1974 a fim de denunciar as ilegalidades perpetradas pelos regimes militares na América Latina. Com a intensificação das atividades paramilitares de extrema direita na Argentina e da vulnerabilidade dos refugiados brasileiros que lá estavam, o grupo encerra compulsoriamente suas atividades no país pouco tempo depois, em maio de 1974. Nosso objetivo é salientar o percurso, frequentemente elipsado, de artistas que buscaram participar ativamente do movimento histórico, mesmo em condições produtivas mínimas de atuaçãoporopenAccessMúsica - América LatinaCanção popularDitatura civil-militar brasileiraTangos do exílio: uma análise da trajetória do Grupo Musical Caldo de CanaconferenceObject