Ramos, Fabiana Aparecida da CruzMachado, Lucas AlmeidaKaiser, Luciane MaehlerBondezan, Andreia Nakamura2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2597Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e escrita de alunos 4o ano do ensino fundamental de uma escola municipal da periferia desta cidade. Destacamos neste contexto a literatura infantil como um instrumento importante neste processo. Utilizamos como referencial para este trabalho as obras de Zilberman (1987); Simões (2000); Mello (2006), e outras. As literaturas infantis utilizadas foram criteriosamente selecionadas considerando a realidade social das crianças, levando-as a refletir sobre suas ações, estimulando o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Observamos que os alunos tiveram um significativo aproveitamento das aulas que demonstraram interesse, participaram com suas opiniões, interagirem entre si, exercitaram a leitura e a se empenharam na produção de textosporopenAccessLeituraEscritaEnsinoLiteraturaA literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamentalconferenceObject