Martins, Giovana Maria CarvalhoCainelli, Marlene Rosa2018-11-062018-11-062018-01-15MARTINS, Giovana Maria Carvalho; CAINELLI, Marlene Rosa. USO DE FONTES EM AULAS DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ENCAMINHAMENTOS E DISCUSSÕES TEÓRICAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78035-USO-DE-FONTES-EM-AULAS-DE-HISTORIA-E-CONSCIENCIA-HISTORICA--ENCAMINHAMENTOS-E-DISCUSSOES-TEORICAS>. Acesso em: 06/11/2018 16:01978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4201Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, sob orientação da Professora Dra. Marlene Rosa Cainelli. A investigação realizada tem como objetivo principal o estudo do uso de fontes no ensino de história, mais especificamente sobre a literatura em aulas de história na perspectiva da Educação Histórica, tendo como tema adaptações do clássico “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. A pesquisa atual trata do uso de uma versão em História em Quadrinhos (HQ) da obra, buscando verificar como HQs podem contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos. Para tanto, utilizamo-nos, entre outros, dos escritos de Rüsen (2011) sobre a consciência histórica e Fronza (2007, 2012) sobre o uso de quadrinhos relacionados a temáticas históricasporopenAccessHistóriaEducação históricaHistória em quadrinhos (HQ)Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricasconferenceObject