Lima, Nathalia Ramos2024-10-242024-10-242024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8573Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas.A partir do compromisso do Estado em promover o bem-estar social e a eficiência do serviço público, observa-se a necessidade de inovar, tanto como forma de adaptação às mudanças e desafios relacionados ao fornecimento de serviços essenciais, quanto como uma estratégia para melhorá-los, buscando eficiência e eficácia no atendimento das demandas sociais. No nível municipal, Florianópolis (SC) tornou-se uma referência no que diz respeito a inovar no setor público, o que motivou a análise de como a aplicação da inovação em serviços públicos contribuiu para a implementação do programa “Alô Saúde Floripa”, um serviço de Atendimento Remoto em Saúde (SARS). Ao longo do estudo, buscou-se identificar, em termos teóricos, como a inovação em serviços públicos ocorre, descrevendo e analisando como a implementação do respectivo programa se integra com a literatura explorada. Este estudo constitui-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, delineando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de evidência uma entrevista semiestruturada com especialista e múltiplos documentos, sendo analisados estudos, avaliações, publicações em mídias, documentos administrativos, assim como registros e documentações referente a reuniões. Tal abordagem fornece insights valiosos, porque aplica um framework de inovação para analisar o respectivo programa, por meio de categorias e subcategorias presentes em um processo de inovação. Ao final do trabalho, observa-se a aplicação da inovação na implementação do programa, que resultou em melhorias para os usuários, que reportam mais de 90% de satisfação com o serviço, além de impactos positivos como acessibilidade, educação e economia. Para gestão e clima organizacional são observadas reduções de atendimentos desnecessários e melhoria no manejo da carga de trabalho. Por fim, há melhoria na imagem do próprio município, que se tornou pioneiro na implementação do serviço, assim como o reconhecimento do serviço como um subsistema de saúde com valor.viopenAccesssetor públicoserviços públicosinovaçãoPrograma Alô Saúde Floripa.Inovação em serviços no setor público: análise do programa “Alô Saúde Floripa”.