Meira, Jéssica deBatista, Josiane MachadoFarias, Adriana MedeirosOliveira, Carlos Roberto de2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2566Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho é o relato de uma aula vivenciada por estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em uma sala de Educação de Jovens e Adultos, da escola Zumbi dos Palmares, localizada na zona sul, do município de Londrina, Paraná. A discussão da aula é feita com base em uma atividade realizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial para discutir “Racismo Institucional”, com a participação de representantes dos movimentos negro, indígena e LGBT. Nesta aula o professor se propõe a discutir questões da história e da cultura, principalmente afro-brasileira, tendo destaque a discussão religiosa, que passa ser nosso foco de análise neste textoporopenAccessCultura afro-brasileiraPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A importância de discutir diversidade cultural na educação de jovens e adultos: um relato de experiência com enfoque na história e cultura afro-brasileiraconferenceObject