Dias, Caroline AparecidaIoris, Emellyn GabrielaMascarello, Leide Daiane NascimentoSilva, Everton Ricardi Lozano da2018-01-292018-01-292014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3261Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A escola como espaço de educação formal tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver atividades práticas contextualizadas ao ambiente escolar, promovendo a participação e reflexão dos alunos e toda comunidade escolar sobre o gerenciamento lixo, bem como o desenvolvimento de trabalho em equipe por parte dos pibidanos. O projeto foi desenvolvido em três etapas diferentes: 1) elaboração do projeto; 2) intervenção pedagógica em sala de aula; 3) intervenção pedagógica no ambiente escolar e 4) discussão dos resultados com os alunos. As atividades desenvolvidas propiciaram a participação de toda a comunidade escolar, analisando, pensando e discutindo a temática “lixo” em diferentes momentos, contribuindo para a reflexão/ação sobre o gerenciamento do lixo, bem como o desenvolvimento do trabalho em equipe por parte dos pibidianosporopenAccessReciclagemMeio ambienteUm olhar diferenciado para o lixo: relato de experiênciaconferenceObject