Azevedo, Lucas de Paula2024-11-052024-11-052024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8626Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.O presente trabalho analisa a militarização das escolas públicas no Paraná, processo que se constitui fundamentado à luz do conservadorismo e do neoliberalismo, revelando um viés antidemocrático e reducionista da educação. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa, examina o Colégio Cívico-Militar (CCM) como instrumento de controle social, moldando “corpos dóceis” em detrimento da emancipação humana, ameaçando disciplinas como a filosofia. A análise histórica da educação brasileira, desde a Ditadura Civil-Militar até o governo Bolsonaro, demonstra a persistência de um programa de controle e repressão, instrumentalizando a pedagogia tecnicista para fins ideológicos. O estudo conclui que a militarização, sob amparo do neoliberalismo, visa atender interesses específicos, configurando-se como um retrocesso democrático e uma ameaça à formação cidadã crítica e revolucionária.viopenAccessescola cívico-militar (CCM)educaçãoconservadorismoneoliberalismo.Educação ou adestramento? O eco da ditatura nas escolas cívico-militares do Paraná.