Toledo, Jucineia2023-07-262023-07-262023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7518Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em GESTÃO EM SAUDE. Orientadora: Profa. Dra. Ludmila Mourão Xavier Gomes AndradeA Comunicação Não-Violenta (CNV) busca desenvolver e proporcionar uma relação de autorresponsabilidade e honestidade nas relações pessoais, por meio do desenvolvimento da empatia, escuta profunda e compreensão das necessidades e emoções humanas. A comunicação é o elemento primordial em todas as relações e é a partir dela que se constroem ou se destroem vínculos. Este trabalho teve como objetivo principal apresentar como a CNV pode fazer a diferença na gestão em saúde. Para que esse trabalho fosse realizado, foi realizada uma pesquisa utilizando as bases de dados Lilacs, Scielo e BVSalud, para a pesquisa e seleção dos artigos, também foram utilizados materiais disponíveis em revistas e livros para o desenvolvimento do assunto. A fim de facilitar a busca, foram utilizadas as palavras-chaves: Comunicação NãoViolenta, gestão, trabalho em saúde e equipe. Os estudos mostram que a CNV possui uma base ética para práticas restaurativas, que podem ser usadas pela gestão para diminuir conflitos e auxiliar na construção de um ambiente laboral mais harmônico. Diversos estudos apontaram que a saúde mental dos funcionários de uma organização é afeta significativamente quando as práticas de gestão e de comunicação são inadequadas. Conclui-se, com o estudo, que a utilização da CNV pode trazer benefícios tanto para o gestor, quanto para os trabalhadores e para as empresas.porComunicação não violenta; gestão; trabalho em saúde e equipeA Importância da Comunicação Não Violenta para a Gestão em SaúdebachelorThesis