Santos, Raquel La Corte dos2017-09-192017-09-192016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2412IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016O objetivo deste trabalho é socializar alguns resultados de nossa pesquisa de doutorado e tecer algumas reflexões feitas durante e após o doutorado sobre a relação entre sujeito, língua e tecnologias digitais, no contexto de ensino e aprendizagem de língua espanhola, considerando a existência de uma cibercultura. Essas reflexões foram feitas a partir da interpretação de enunciados produzidos em meio digital. Esses enunciados fizeram parte de amostras recolhidas em três tipos de práticas de linguagem que utilizaram diferentes suportes digitais de escrita: o blog, o fórum digital e a rede social Facebook. A metodologia utilizada foi qualitativa, com traços etnográficos, exploratórios e descritivos. Fundamentada numa visão holística, presente em dois pensamentos contemporâneos: o pensamento complexo (MORIN, 1999) e o pensamento sistêmico (VASCONCELLOS, 2002), conversamos com diferentes perspectivas teóricas com o objetivo de nos aproximar de uma compreensão mais ampla da relação “sujeitolínguatecnologia” no processo de ensino e aprendizagem de espanhol/LE. Dentre os autores que embasaram nossa pesquisa, conversamos com (BRUNO, 2009; CASTELLS,1999; CELADA, 2002 LARSEN FREEMAN, 1997; LEVY, 2000, LEMOS, 2000; PAIVA, 2010; REVUZ, 2002). Alguns dos resultados aos quais chegamos, num primeiro momento, apontaram a necessidade de olhar para enunciados produzidos em meio digital como objetos híbridos e complexos que manifestam diferentes interrelações entre o sujeito aprendiz, a língua (e a memória da língua) e as tecnologiasporopenAccessSujeitoLínguaTecnologias digitaisSujeito, língua e tecnologias digitais: Uma complexa relaçãoconferenceObject